Alvará de Construção para Condomínios Residenciais Multifamiliares, Vilas e Edifícios de Comércios Serviços (R3)

Descrição do Serviço

Trata-se de um processo de rito específico para empreendimentos imobiliários residenciais de grande porte, que acontece por etapas. É um serviço multidisciplinar, pois há consulta em diversas Secretarias.

 

O processo é dividido em 4 etapas:

Etapa 1 – Fornecimento de Diretrizes Urbanísticas;
Etapa 2 – Análise Prévia com Certidão de Conformidade;
Etapa 3 – Aprovação de Processos Complementares (Drenagem, Arborização/PGRCC, EIV);
Etapa 4 – Aprovação Final com emissão do Alvará de Construção.

Etapa 1 – Fornecimento de Diretrizes Urbanísticas:

  • Levantamento planialtimétrico georreferenciado da área (coordenadas UTM, datum SIRGAS 2000);
  • Ficha informativa do imóvel;
  • Anteprojeto urbanístico do empreendimento (planta baixa dos blocos, implantação e dados do empreendimento – nº de blocos, pavimentos, unidades, vagas de estacionamento, etc.);
  • Matrícula atualizada do imóvel, com validade de até 30 dias;
  • Escrituras e/ou contratos de compra e venda (deve-se demonstrar toda cadeia de transações desde o primeiro proprietário até o atual, caso não conste na matrícula);
  • Documento (RG/CNH) do proprietário do imóvel ou do representante da empresa proprietária;
  • Contrato Social da empresa, caso o proprietário do imóvel seja PJ.

 

Etapa 2 – Análise Prévia com Certidão de Conformidade:

  • ART/RRT de Elaboração de Projeto e Direção da Execução do Empreendimento;
  • Cartas/Ofícios de Viabilidade fornecidos pelas concessionárias de água e esgoto (SABESP) e de energia elétrica (CPFL);
  • Certidão Negativa de Débitos Municipais;
  • Projeto completo do empreendimento;
  • Memorial Descritivo de Construção do Empreendimento;
  • Laudo Geotécnico do Imóvel – quando for imóvel que não pertence a um loteamento existente;
  • Apresentação de procuração pública – quando houver procurador no processo.

 

Etapa 3 – Processo Complementar da Aprovação da Arborização e do PGRCC:

  • Croqui da Quadra;
  • Documento de
  • Vínculo da incorporadora com a empresa;
  • Memorial Descritivo do Projeto;
  • Plano de
  • Gerenciamento de
  • Resíduos da Construção Civil;
  • Projeto de Aprovação Prévia;
  • Projeto de Arborização;
  • Certidão/Dispensa GRAPROHAB;
  • Contrato Social da empresa;
  • Procuração para representante.

 

Etapa 3 – Processo Complementar da Apresentação do EIV:

  • ART do Estudo de impacto de vizinhança;
  • Estudo de impacto de vizinhança;
  • Levantamento Planialtimétrico Georreferenciado;
  • Memorial Descritivo do Projeto;
  • Projeto de Aprovação Prévia;
  • Publicação em Mídia Digital;
  • Laudo Geotécnico.

 

Etapa 3 – Processo Complementar da Aprovação da Drenagem de Águas Pluviais:

  • ART/RRT dos autores do projeto e dos responsáveis técnicos;
  • Estudo de Impacto de Vizinhança;
  • Memorial Descritivo do Projeto;
  • Memorial de Cálculo;
  • Projeto das Áreas de Contribuição (bacias e sub-bacias);
  • Projeto do Dimensionamento hidráulico das redes, bocas de lobo, poços de visita, caixa de contenção de cheias e do direcionamento externo das águas pluviais;
  • Projeto de detalhamento dos equipamentos de drenagem e dos escoramentos de Valas;
  • Projeto de Aprovação Prévia;
  • Procuração para representante.

 

Etapa 4 – Aprovação Final com emissão do Alvará de Construção:

  • Tabela de incorporação do empreendimento, conforme ABNT NBR 12721/2006 Versão 3 de 2021;
  • Protocolo da entrada da solicitação de aprovação do pedido do AVCB no Corpo de Bombeiros;
  • Anexar novamente Projeto Completo e Memorial Descritivo de Construção do Empreendimento.
  • Taxa de Análise: 100 UFMH para vilas, 200 UFMH para condomínios horizontais, 400 UFMH para condomínios verticais e edifícios de comércios e serviços;
  • Diretrizes Urbanísticas: 0,04 UFMH/m² de área construída;
  • Certidão de Conformidade: 10 UFMH;
  • Retirada de Projeto/Memorial: 10 UFMH;
  • Taxa de Alvará de Construção: 0,70 UFMH/m² de área construída.

 

UFMH: Unidade Fiscal do Município de Hortolândia. 

Até 90 dias para 1ª análise.

  • LC nº 61/2014, 71/2016, 82/2017 e 98/2019;
  • Lei de Uso e Ocupação do Solo (LC nº 62/2014 e suas alterações);
  • Código de Obras (LC nº 34/2011 e suas alterações).

Contato e Dúvidas

E-mails: aprovacao.smpu@hortolandia.sp.gov.br 

williamcampos@hortolandia.sp.gov.br 

sergiooliveira@hortolandia.sp.gov.br 

ivairsilva@hortolandia.sp.gov.br

Telefone: (19) 39651-400

Ramais: 8043 e 8007

Horário de atendimento:

Segunda a Sexta – 08h às 17h

Palácio dos Migrantes – Paço Municipal “Prefeito Angelo Augusto Perugini”

Rua Projetada 12, nº 100, Jardim Metropolitan.

Palavras-chave: ALVARÁ; CONSTRUÇÃO; CONDMÍNIOS; MULTIFAMILIARES; COMÉRCIO; R3.

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