Descrição do Serviço
Trata-se de um processo de rito específico para empreendimentos imobiliários residenciais de grande porte, que acontece por etapas. É um serviço multidisciplinar, pois há consulta em diversas Secretarias.
O processo é dividido em 4 etapas:
Etapa 1 – Fornecimento de Diretrizes Urbanísticas;
Etapa 2 – Análise Prévia com Certidão de Conformidade;
Etapa 3 – Aprovação de Processos Complementares (Drenagem, Arborização/PGRCC, EIV);
Etapa 4 – Aprovação Final com emissão do Alvará de Construção.
Etapa 1 – Fornecimento de Diretrizes Urbanísticas:
- Levantamento planialtimétrico georreferenciado da área (coordenadas UTM, datum SIRGAS 2000);
- Ficha informativa do imóvel;
- Anteprojeto urbanístico do empreendimento (planta baixa dos blocos, implantação e dados do empreendimento – nº de blocos, pavimentos, unidades, vagas de estacionamento, etc.);
- Matrícula atualizada do imóvel, com validade de até 30 dias;
- Escrituras e/ou contratos de compra e venda (deve-se demonstrar toda cadeia de transações desde o primeiro proprietário até o atual, caso não conste na matrícula);
- Documento (RG/CNH) do proprietário do imóvel ou do representante da empresa proprietária;
- Contrato Social da empresa, caso o proprietário do imóvel seja PJ.
Etapa 2 – Análise Prévia com Certidão de Conformidade:
- ART/RRT de Elaboração de Projeto e Direção da Execução do Empreendimento;
- Cartas/Ofícios de Viabilidade fornecidos pelas concessionárias de água e esgoto (SABESP) e de energia elétrica (CPFL);
- Certidão Negativa de Débitos Municipais;
- Projeto completo do empreendimento;
- Memorial Descritivo de Construção do Empreendimento;
- Laudo Geotécnico do Imóvel – quando for imóvel que não pertence a um loteamento existente;
- Apresentação de procuração pública – quando houver procurador no processo.
Etapa 3 – Processo Complementar da Aprovação da Arborização e do PGRCC:
- Croqui da Quadra;
- Documento de
- Vínculo da incorporadora com a empresa;
- Memorial Descritivo do Projeto;
- Plano de
- Gerenciamento de
- Resíduos da Construção Civil;
- Projeto de Aprovação Prévia;
- Projeto de Arborização;
- Certidão/Dispensa GRAPROHAB;
- Contrato Social da empresa;
- Procuração para representante.
Etapa 3 – Processo Complementar da Apresentação do EIV:
- ART do Estudo de impacto de vizinhança;
- Estudo de impacto de vizinhança;
- Levantamento Planialtimétrico Georreferenciado;
- Memorial Descritivo do Projeto;
- Projeto de Aprovação Prévia;
- Publicação em Mídia Digital;
- Laudo Geotécnico.
Etapa 3 – Processo Complementar da Aprovação da Drenagem de Águas Pluviais:
- ART/RRT dos autores do projeto e dos responsáveis técnicos;
- Estudo de Impacto de Vizinhança;
- Memorial Descritivo do Projeto;
- Memorial de Cálculo;
- Projeto das Áreas de Contribuição (bacias e sub-bacias);
- Projeto do Dimensionamento hidráulico das redes, bocas de lobo, poços de visita, caixa de contenção de cheias e do direcionamento externo das águas pluviais;
- Projeto de detalhamento dos equipamentos de drenagem e dos escoramentos de Valas;
- Projeto de Aprovação Prévia;
- Procuração para representante.
Etapa 4 – Aprovação Final com emissão do Alvará de Construção:
- Tabela de incorporação do empreendimento, conforme ABNT NBR 12721/2006 Versão 3 de 2021;
- Protocolo da entrada da solicitação de aprovação do pedido do AVCB no Corpo de Bombeiros;
- Anexar novamente Projeto Completo e Memorial Descritivo de Construção do Empreendimento.
- Taxa de Análise: 100 UFMH para vilas, 200 UFMH para condomínios horizontais, 400 UFMH para condomínios verticais e edifícios de comércios e serviços;
- Diretrizes Urbanísticas: 0,04 UFMH/m² de área construída;
- Certidão de Conformidade: 10 UFMH;
- Retirada de Projeto/Memorial: 10 UFMH;
- Taxa de Alvará de Construção: 0,70 UFMH/m² de área construída.
* UFMH: Unidade Fiscal do Município de Hortolândia.
Até 90 dias para 1ª análise.
- LC nº 61/2014, 71/2016, 82/2017 e 98/2019;
- Lei de Uso e Ocupação do Solo (LC nº 62/2014 e suas alterações);
- Código de Obras (LC nº 34/2011 e suas alterações).
Contato e Dúvidas
E-mails: aprovacao.smpu@hortolandia.sp.gov.br
williamcampos@hortolandia.sp.gov.br
sergiooliveira@hortolandia.sp.gov.br
ivairsilva@hortolandia.sp.gov.br
Telefone: (19) 39651-400
Ramais: 8043 e 8007
Palácio dos Migrantes – Paço Municipal “Prefeito Angelo Augusto Perugini”
Rua Projetada 12, nº 100, Jardim Metropolitan.
Palavras-chave: ALVARÁ; CONSTRUÇÃO; CONDMÍNIOS; MULTIFAMILIARES; COMÉRCIO; R3.